Tem pouco tempo de existência, mas dita-me o sexto sentido – e espero que não esteja errado – que em pouco tempo estará nas bocas do mundo. Chama-se Hansikgonggan. Sim, não é fácil pronunciar. Vive no complexo do Arario Museum em Seoul, a capital das tendências, do design, da maquilhagem, da gastronomia e da Coreia do Sul.
Espaço
Preparem-se para uma sala pequena, de vidro, que acolhe cinco mesas apenas. O sentimento de proximidade mora ali. Estamos todos perto mas não ultrapassamos a barreira do confortável. Lá fora a natureza e a vista para a cidade misturam-se, atribuindo-nos uma sensação de união de elementos opostos. Sentimo-nos dentro de uma caixa, protegidos das coisas chatas e difíceis de resolver. Os relógios páram e ninguém está preocupado com isso.
Lá dentro, a madeira acolhedora exige-nos silêncio e o menu pousado na mesa dita que não somos nós a decidir. Estamos ali para viajar no tempo.

Various Seafood
Menu
São nove etapas que nos acompanham nesta viagem. Começamos pelo Bugak, para os que pouco percebem de comida é semelhante à tempura japonesa.
Segue-se uma espécie de sopa, como quem nos convida a tirar os sapatos e a sentar relaxados no sofá. Num caldo quente o mudfish embrulhado entre couve e tofu mostram que Fish Rice Porridge é definitivamente comfort food. A viagem ainda há pouco começara e eu já me sentia com o estomago aconchegado. No entanto, as vieiras foram bombas energéticas ao corpo. O sumo fresco e com cheiro primaveril acordam-nos todos os sentidos e estamos preparados para a explosão de peixe e marisco que se segue.
Nos pratos principais o destaque vai para o Korean Beef. Macia, tenra, saborosa a carne requer a nossa degustação lenta. Bem demorada.

Bansang (반상)
Bansang
Durante a minha estada em Seoul a minha amiga, Yerica Park, igualmente louca por comida, teve a amabilidade de me explicar que os momentos de convívio e lazer dos sul-coreanos implicam comida. “OBRIGATORIAMENTE”, frisou. De tal forma, que em vários bares só são aceites pedidos de bebidas se forem acompanhadas por pedidos de comida. O frango ganha a corrida. Se em Londres pedimos Fish and Chips, na Coreia do Sul pedimos Chicken and Beer.
Assumindo esta dinâmica não estranhei quando, para terminar o fabuloso menu, me apresentam um Bansang. Isto é, uma combinação de pequenos pratos tais como o famoso Kinchi, carne de vaca estufada, cogumelos, arroz e sopa de peixe. O momento requer partilha.
Aqui entre nós, é isto que representa o menu de Hansikgonggan. A partilha, os sentidos, o estar bem dentro daquela caixa de vidro, longe do barulho dos carros lá fora. Abraçados pelas montanhas que tornam Seoul uma das cidades mais serenas onde estive. Mesmo cheia de barulho, gente e histórias para contar.
Deixe uma resposta