FAR

  • sobre
  • viagens
  • comida
  • amor
  • contactos

O discreto Hansikgonggan

comida

28 Set

Tem pouco tempo de existência, mas dita-me o sexto sentido – e espero que não esteja errado – que em pouco tempo estará nas bocas do mundo. Chama-se Hansikgonggan. Sim, não é fácil pronunciar. Vive no complexo do Arario Museum em Seoul, a capital das tendências, do design, da maquilhagem, da gastronomia e da Coreia do Sul.

Espaço

Preparem-se para uma sala pequena, de vidro, que acolhe cinco mesas apenas. O sentimento de proximidade mora ali. Estamos todos perto mas não ultrapassamos a barreira do confortável. Lá fora a natureza e a vista para a cidade misturam-se, atribuindo-nos uma sensação de união de elementos opostos. Sentimo-nos dentro de uma caixa, protegidos das coisas chatas e difíceis de resolver. Os relógios páram e ninguém está preocupado com isso.

Lá dentro, a madeira acolhedora exige-nos silêncio e o menu pousado na mesa dita que não somos nós a decidir. Estamos ali para viajar no tempo.

Various Seafood

Menu

São nove etapas que nos acompanham nesta viagem. Começamos pelo Bugak, para os que pouco percebem de comida é semelhante à tempura japonesa.

Segue-se uma espécie de sopa, como quem nos convida a tirar os sapatos e a sentar relaxados no sofá. Num caldo quente o mudfish embrulhado entre couve e tofu mostram que Fish Rice Porridge é definitivamente comfort food. A viagem ainda há pouco começara e eu já me sentia com o estomago aconchegado. No entanto, as vieiras foram bombas energéticas ao corpo. O sumo fresco e com cheiro primaveril acordam-nos todos os sentidos e estamos preparados para a explosão de peixe e marisco que se segue.

Nos pratos principais o destaque vai para o Korean Beef. Macia, tenra, saborosa a carne requer a nossa degustação lenta. Bem demorada.

Bansang (반상)

Bansang

Durante a minha estada em Seoul a minha amiga, Yerica Park, igualmente louca por comida, teve a amabilidade de me explicar que os momentos de convívio e lazer dos sul-coreanos implicam comida. “OBRIGATORIAMENTE”, frisou. De tal forma, que em vários bares só são aceites pedidos de bebidas se forem acompanhadas por pedidos de comida. O frango ganha a corrida. Se em Londres pedimos Fish and Chips, na Coreia do Sul pedimos Chicken and Beer.

Assumindo esta dinâmica não estranhei quando, para terminar o fabuloso menu, me apresentam um Bansang. Isto é, uma combinação de pequenos pratos tais como o famoso Kinchi, carne de vaca estufada, cogumelos, arroz e sopa de peixe. O momento requer partilha.

Aqui entre nós, é isto que representa o menu de Hansikgonggan. A partilha, os sentidos, o estar bem dentro daquela caixa de vidro, longe do barulho dos carros lá fora. Abraçados pelas montanhas que tornam Seoul uma das cidades mais serenas onde estive. Mesmo cheia de barulho, gente e histórias para contar.

 

Leave a Comment

« Palavras do coração #4
Florença: Um lugar chamado casa »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Não sei se o azul combina com o vermelho ou se este ano os corsários estão na moda. Não decoro nomes, mas memorizo caras. Embora depois confunda tudo…

  • Facebook
  • Instagram
  • RSS

No Instagram

farblog.pt

𝙵𝙰𝚁 ✨
[ E sempre que te faltarem as forças, lembra-te d [ E sempre que te faltarem as forças, lembra-te de quão longe já estás. Longe do dia em que começaste, longe de um eu tão diferente do que és agora. 

Sempre que te assombrarem as dúvidas, lembra-te de todo o caminho que já percorreste e quão longe ambicionas chegar. 

Lembra-te que nem te imaginaste aqui, tão rápido, tão resistente, tão capaz. Tão capaz de mais. Muito mais. 

Honra-te do teu caminho, de todos os esforços a que te obrigaste, de todo o empenho e coragem. Porque todo aquele que sai do seu sítio ganha a medalha da coragem. 

Lembra-te também que há muito mais caminho em frente, e que mais do que ontem, hoje estás melhor preparado. E durante o percurso...aproveita a vista. 💫 ]
[ 💫 - Senta-te aí, olha para mim, esquece a m [ 💫

- Senta-te aí, olha para mim, esquece a máquina. Estás sem ego. Que nome é que lhe deste? Começa com S, não é? Não me interrompas e não tornes isto sério. Quero que te vejas sem ego, estás vulnerável e estás, como é que disseste...em estado de alma? Se não for isto, fica assim. Estás vulnerável, e é preciso coragem para ser vulnerável. Estás a olhar para mim com medo, mas sem medo de ir e é assim que tem de ser. Expõe-te sem reagir, sem destruir o que nem sequer aconteceu só porque tens medo. Avisa o teu ego de que está tudo bem em proteger-te, que o reconheces, sabes que ele está aí, e que todas as histórias más e assustadoras que ele te conta até podem acontecer, mas está certa de que serás capaz de as superar. Diz-lhe isso, obrigada por me avisares, mas eu vou na mesma, eu tento na mesma, eu quero ver na mesma, se der errado, eu volto, agradeço-te de novo e estarei mais atenta, mas para o que vier, não tenho dúvidas que estarei mais preparada e, assim, viverei melhor. 

📸 

Vês? Estás sem ego, isto és tu, a tua alma. 

@irinavazmestre e @amoramil_ ♥️🙏 ]
[ • Feliz dia do beijo • Beijar. Ser com alm [ • Feliz dia do beijo • 

Beijar. Ser com alma no outro. Alma com alma. Carinho e atenção. 

Lembras-te do melhor beijo da tua vida? 

Regressa a esse momento. Volta a sentir as mãos a tremer, o coração a bater e os pés a quererem voar. Ali, o tempo parou, a vida desacelerou e a tua alma serenou. 

Há beijos que sabem a vida, que curam e te segredam que a vida vai continuar, que ali é o teu lugar e só há espaço para amar. 

Há beijos que são vida. Amor. Cumplicidade e companheirismo. 

Há beijos que valem anos de espera, dias de tempestade e horas de dúvidas. 

Há beijos que nos fazem renascer, entender e acreditar. 

Há beijos que nos fazem entender o privilégio que é poder beijar quem ao nosso lado está, quem nos escolheu, que é em nós. Que somos em alguém. Há beijos que sabem a (a)mar. Que são vida e que tanta vida nos dão. 💫

E tu, já beijaste hoje quem tanto amas? 🤍 ] 

#diadobeijo #beijar #amor #carinho #amar #respeito #acreditar #respirar #saudade #alma #encontro #escrever #inspiração
[ Até te ser natural e instintivo, esforça-te to [ Até te ser natural e instintivo, esforça-te todos os dias para te lembrares que tens todas as respostas que precisas em ti.

Lembra o teu corpo que o seu pleno funcionamento te permite ir onde tens de ir. Ir onde queres ir. 

Lembra a tua alma que embora presa a um corpo físico ela é muito mais do que consegues imaginar. É energia. Essência. Luz vital. Sem limites ou limitações. Sem entraves de criação e de ser. 

Lembra o teu coração que ele dita as regras, indica os caminhos e te faz evoluir e ser mais. Todos os dias, ser mais. 

Lembra-te de que tudo és capaz quando ouves o som teu coração. Quando te preparas devidamente, quando defines metas e te propões a ser, em corpo, alma e coração. 

Esforça-te para te lembrares, todos os dias, que a tua chave está em ti. Que o segredo do amor está em ti. Que a tua fonte de concretização está em ti. 

Que o som da vida está em ti. Bem pregado no centro do teu peito. Na casa da tua alma. No teu coração. 

Ouve o som do teu coração 💫 ] 

#amor #carinho #coração #som #friday #inspiração #natureza #alma #corpo
Mostrar mais

seguir no Instagram

design by WE BLOG YOU